sexta-feira, 27 de maio de 2011

Castro de Alvarelhos



- Percurso: Trofa – Alvarelhos – Moreira da Maia – Fradelos – Famalicão – Trofa
- Distância: 46.60km
- Duração: 1h51m
- Velocidade média: 25km/h
- Altimetria acumulada: 390m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 18.050 W 008° 37.056

O Castro de Alvarelhos é o único monumento nacional do concelho da Trofa, exerceu uma relevante função estratégica desde a Idade do Ferro, controlando um importante corredor terrestre, mas hoje não consegue reunir verbas que permitam a sua reabilitação.
Os vestígios mais antigos de ocupação humana deste local datam da Idade do Ferro, altura em que o povoado, situado na Serra de Santa Eufémia, era habitado por pastores e agricultores, mas o período de maior importância decorreu durante a ocupação romana.
Apesar de não se encontrar a uma altitude muito elevada, apenas 218 metros acima do nível do mar, o povoado, que se estende por uma área com cerca de oito hectares, ocupa uma importante posição estratégica na confluência dos limites dos concelhos da Trofa e Vila do Conde.
Por essa razão, Alvarelhos controlava um corredor de circulação terrestre que ligava a foz do rio Douro às bacias hidrográficas do Ave e do Cavado, uma área onde existiam vários povoados de grandes dimensões.
Os Castros contam-nos mais de um milénio de histórias! Muitos, tal como aconteceu com o Castro de Alvarelhos, foram romanizados e, apesar de parecem todos iguais, os Castros variam consoante as populações que neles habitaram ao longo da sua existência, e por isso, foram moldados pelas necessidades sentidas pelos povos.
As comunidades castrejas interferiram de forma harmoniosa na envolvente, preservando os bosques e baseando a sua economia na exploração agrária dos solos húmidos, onde cultivavam milho, linho, e leguminosas, produzindo a cevada nos solos mais secos.
Os espaços elevados eram os preferidos para o desenvolvimento dos castros, enquanto área de defesa natural, uma vez que permitiam o controlo de uma vasta área em seu redor.
Uma aventura à descoberta deste castro por trilhos e montes com a bicicleta às costas, literalmente com ela às costas um bom pedaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário